0

Acne. Saiba como evita-la!

 ACNE
O “monstro” que vem assustando adultos e adolescentes. Saiba como prevenir e se livrar deste problema


Quem nunca teve uma espinha ou um cravo que atrapalhou aquele evento que seria incrível? Podemos fazer o que for, mas elas sempre estão lá, visíveis, atrapalhando o nosso “look” e acabando com o nosso bom humor. Mas isso agora é coisa do passado, não precisamos mais nos preocupar com estes “monstrinhos”, porque com pequenos atos podemos nos livrar deles pra sempre.
A alimentação sempre foi e sempre será a nossa grande aliada, e desta vez ela não vai nos “deixar na mão”, é fácil prevenir muitas coisas, basta acrescentar alguns alimentos ao seu cardápio de forma gostosa e muito saudável.  A acne esta divida em quatro graus, desde do mais leve até o mais intenso. No primeiro grau ela se apresenta como uma pele oleosa com “cravinhos”, no segundo são as peles oleosas com cravos e espinhas, no terceiro são peles oleosas, com cravos, espinhas, nódulos  e cistos (nódulos que contém líquido sendo pus ou sangue), no quarto grau, a pele apresenta cicatrizes, cravos, espinhas, cistos e nódulos.


A alimentação previne e combate os primeiros graus, os últimos, por serem muito avançados precisam de acompanhamento médico e em algumas vezes tratamento via oral.
Na luta contra cravos e espinhas, beber água em quantidade adequada e consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais são atos primordiais para se obter um bom resultado.
A vitamina A (encontrado em grande quantidade em melões, mangas, cenouras, fígado e ovos), reduz a produção de sebo, a vitamina C (encontrada na acerola, kiwi, frutas cítricas e fígado) é antioxidante e anti-inflamatória, a vitamina B2, B5, B6 (presente em bananas, lentilhas, pimentas e atum) controla a oleosidade da pele, atua no metabolismo e regula o metabolismo hormonal respectivamente. As fibras (encontradas em frutas, vegetais, cereais integrais e farelos) eliminam toxinas. Os minerais também são importantes para uma pele bonita e saudável, o Manganês (presente nas Castanhas, grãos integrais e legumes) tem ação anti-inflamatória, o Zinco (encontrado em Legumes,castanhas, milho de pipoca e germe de trigo) auxilia a cicatrização de tecidos, ou seja se comermos de tudo de forma equilibrada e saudável a nossa pele estará sempre “de bem” com a gente e o nosso corpo agradecerá por ser tratado com tanto respeito.

Por Stella Gondim – Técnica em Nutrição e Dietética

0 comentários:

Postar um comentário